.mais sobre mim

.posts recentes

. Home sweet home...

. A recuperação e os amores...

. Uma noite nos Soins Conti...

. Et VOILÁ!!! O dia mais im...

. E as aventuras continuam....

. Continuação de Domingo

. As aventuras e tropelias ...

. E as aventuras começam!!!...

. De volta à terra dos bons...

. Mais um dia passado...

.arquivos

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Janeiro 2012

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2012

As dificuldades e as vitórias

Olá!!!!!!!

 

Tenho tanta coisa para contar, desde domingo que não vos escrevo, mas tem sido dificil pôr a mamã a dormir cedo para eu vir aqui! Quando a mamã adormece os meus olhitos também estão estão a catrapiscar e não consigo escrever nada de jeito!!! :)!!

 

Então é assim, na segunda dia 16, depois das rotinas normais da manhã (que demoram quase até meio da manhã) o Professor e toda a sua equipa vieram-me ver e decidiram que eu poderia começar alimentar-me pela boca a partir da hora do lanche!! YES!!YES!! YES!!! Comida para a minha boca!!!!!!!!!!!!!!! :)!!!!!!!!!! Mas teria de ser com sólidos e os liquidos tinha de adicionar um pó a que eles chamam de espessante (para que o liquido fique mais pastoso e não seja tão dificil de engolir).

 

Estava desesperado, nunca mais chegava a hora do lanche!!!! E de repente, voilá, um tabuleiro com um pão, com nutela, e 2 petit suisse!!!!!!!!! Uau!!!!!!! Que manjar!!!!!!!!!! Como bom Português e bisneto de padeiros, lá me agarrei eu ao pão com nutela!!!!!! Até a codea comi!!!!!!

 

Após o meu grande lanche lá fui eu dar mais uns passeios de trator pelos corredores; os pais é que vão ficar em forma, fazem kilometros!!!!He! He! He! E eu continuo os meus treinos para o BTT!!!!! Ainda não me tiraram a sonda nasogástrica pois são meus amiguinhos, fico a noite toda a beber leitinho!!!!

 

Depois veio o jantar, pedi batatas fritas mas não tinham e o papá foi buscar para o jantar dele batatas fitas para eu comer pois não se esqueceu que eu no outro dia estava a ve-lo comer babatas fritas e estava de boca aberta só me faltava babar como a Daisy e a Stela!!!!

 

Uau; batatas fritas, fartei-me de comer!!!! Depois comi o meu jantar: bolonhesa!!!!!!!! Só coisas boas e que eu gosto!!!!!!! Mas aí começaram os meus martirios, engasgava-me muitas vezes e tossia muito e tinha de ser aspirado, a água tinha de ser espessada se não saia toda pela cânula!!!!! Cheguei mesmo a vomitar..... Que horror, já não me lembrava de fazer isto.... quando o fazia, tive de colocar a gastrostimia......

As outras mamãs disseram para não me preocupar pois no inicio é assim pois a epiglote não funciona bem com a prótese (ainda tem de se adaptar) e ao fim de algum tempo já estarei a comer melhor e sem tanto problema! Depois ainda tentei comer do jantar da mamã mas aconteceu a mesma coisa; fiquei triste e com muito medo....

 

Adormeci um pouco preocupado e com medo....

 

 

Na terça acordei quando entravam no quarto para me entregar o pequeno almoço (era 7h da manhã, ainda noite!!)! O pequeno almoço era leite com chocolate e pão com manteiga ou geleia, claro que preferi a geleia!!! Beber o leite foi terrível e nem quis! Lá fui comendo o pãozinho mas entretanto chegou o papá com uma sande de fiambre para a mamã e eu preferi a sande da mamã!!!! Andei toda a manhã a comer a sande!!!!

 

Ao almoço não comi quase nada pois é sempre a mesma coisa, engasgo-me, tusso, vomito, fico de rastos, tenho medo de comer e beber....

Quando me preparava para tirar um ronquinho, vem a enfermeira dizer que tenho de tirar o cateter central!  SOCORRO!!!!!!!!! Não quero!!!!!!!! TENHO MEDO!!!!!!!!! Tem de se tirar um penso transparente que está demasiado colado à pele; e lá foi a mamã chamar-me mariquinhas pé de salsa!! Mariquinhas uma ova!! Se fosse ela também se queixava e muito!!!

Bem, lá me enchi de coragem, depois de muito chorar e de espernear (até a enfermeira quase chorava), e comecei a retirar o penso transparente. A mamã ia segurando a pele, mas eram umas dores!!!!! Até que finalmente saiu todo e a enfermeira tirou o cateter, desinfectou o local e colocou outro penso dos transparentes (raios e coriscos, quer dizer que vou passar pelo mesmo para retirar este penso!!!!)!

Depois estive atentamente a ver o cateter e o seu fino fio que entra na veia para se dar a medicação!

Fiquei todo orgulhoso por este feito!!! A enfermeira ficou tão deliciada comigo que antes de sair do turno veio dar-me uns quadradinhos de chocolate suiço!!! Hum!!!!! Este chocolate suiço é mesmo mesmo bom!!!!!!!!!

 

Fiquei estourado, mas mesmo assim não pensem que me põem na cama estive sempre a laurear a pevide pelos corredores!!! Ainda para mais ontem era o dia dos Drs Palhaços, foi divertidissimo!!!!!!!!

 

Para além disso a mãe do A fazia anos e os meus pais e dos outros meus amiguinhos decidiram ir compar um bolo para lhe cantar os parabéns! Encontramos os Drs Palhaços e a mamã pediu a eles para irem à sala dos pais connosco para cantar os parabéns à mãe do A. Eles disseram logo que sim e seguiram-nos!!! Foi girissimo, uma surpresa bem engraçada!!!!! E a mãe do A gostou imenso!

 

À noite a mamã deitou-se comigo na minha cama e adormecemos os dois, depois de estarmos a trocar miminhos, a ver o canal dos animais!!!!!

 

 

 

 

Hoje voltei a acordar com o serviço de quartos a trazerem-me o pequeno almoço!! Oh não, ter de comer!!!!! No entanto consegui adiar o pequeno almoço mais um pouquinho pois como já não tenho o cateter já pude ir tomar duche em vez de a mãe e o pai me darem banho às prestações na cama. Tentei demorar o máximo possível no duche para poder adiar mais a hora de comer e ver se escapava de fininho, mas não consegui e vim de volta para o quarto para o massacre: comer o pequeno almoço. Tinha de arranjar outro esquema e lá comecei com o meu ar de D.Juan a dizer à mamã que não tinha fome mas ela não vai na minha cantiga (bolasquase todas caem, só a mamã não!:(!!!) e lá confessei que era medo!!! Então a mamã foi pedir 2 petit suisse, que eu prefiro ao leite. Mas mesmo assim não quis, disse que não tinha fome e que queria jogar computador!

A mamã como é muito entendida nestas coisas disse-me que então comia depois, e lá fui para o computador! A malandra, como viu que eu estava distraido, foi-me dando o petit suisse e eu fui comendo! Resultado: comi os dois sem me engasgar, nem tossir nem vomitar!!!! A minha mamã é o máximo!!!!!!!!!

 

Depois lá fomos passear para me distrair pois eu estava nervoso pois a minha mana emprestada e o amiguinho D iam fazer a fibroscopia para ver como estavam da traqueia..... pareceu uma eternidade!!! Quando sairam deram-nos a boa noticia que estão bem e que me breve vão ter alta!!!!!!!!! YES!!!!!!!! Conseguiram fechar a traqueostomia e adaptar-se muito bem!!!!! Estou super contente mas ao mesmo tempo estou triste pois dentro em breve vou ficar sem a companhia da minha mana emprestada..... E o meu amiguinho A ainda continua longe de mim, queria ir visita-lo, mas não deixam entrar meninos pequenos como eu nos cuidados intensivos.... fiquei triste :(!!!!

 

Eis que chega a hora do almoço! Bolas! Mas quando vi o que me estava reservado puloei de alegria: PIZZA e COCA!!!!!!!!!!!!!!!! E  com a mamã sempre a dizer, come devagar, mastiga bem, mete bocadinhos pequeninos à boca e pouquinho de cada vez, lá consegui comer a pizza toda e só me engasguei 1 vez!!!!!!!! YES!!!!!! Espero que isto seja sinal que a minha piglote já se está a habituar!!!!!!!!

 

Depois do almoço fui andar de trator e jogar matrecos com os pais, é verdade no hospital têm matrecos, ping-pong, é fantástico!!!!!!!!!! E lá me queriam pôr a dormir a sesta, mas nem pensar, eu quero é mexer-me!!!! E fui salvo pelo lanche!!!!!! Tanta coisa para escolher para lanchar!!! Nem sabia o que escolher, até que me decidi por um pão com nutela (claro que tinha de ter chocolate!!!) uma banana e ainda cravei 2 pedacinhos de chocolate!!!!!!!!! Gostava muito de barrar a nutela na banana, mas o papá não deixou!!!!!! Tive de o barrar no pão!!!!! Comi o paozinho todo e já não tive barriga para mais (e claro que o papá disse logo, é sempre a mesma coisa; tens mais olhos que barriga!!)  Ih! Ih! Ih!

 

E vira o disco e toca o mesmo, volta a dar 4 ou 5 voltas de trator ao andar de pediatria e o pai a fazer exercicio!!!!Depois andei de escorrega, sim leram bem ESCORREGA, também existe aqui no hospital!! Para ser perfeito era ter aqui o meu baloiço!!!!!!!!!!

 

Andava eu nas minhas voltas quando os Drs foram ao meu quarto para me verem, a mamã disse logo que me ia procurar mas eles disseram que não era necessário uma vez que estava tudo a correr bem. Só queriam saber como estava a correr a parte da alimentação pela boca e se ainda saia sangue e/ou comida pela traqueotomia, a mamã disse que ainda saiam os liquidos mas os sólidos já não! Eles disserm para colocar o espessante nos liquidos e que se eucontinuase a comer beme sem problemas que provavelmente amanhã me tiravam a sonda nasográstrica!!! YES!!!! IUPPPIIIII!!!!!!!!!!!!

 

O tempo aqui no hospital passa num instante e logo chegou a hora de jantar. Outra vez o massacre!!!!!!!!! Lá tentei adiar mas a mamã estava de gancho e com a sua voz meiga mas muito firme mandou-me para a mesa para jantar, e lá fui eu muito cabisbaixo.... estava novamente com medo, ainda para mais o jantar eram pedacinhos de carne de frango (prefiro peixe) com puré (que detesto, só gosto do que a mamã faz em casa) e brócolos cozidos!!! Que seca, mas depois olhei melhor: brocolos cozidos, eu adoro brocolos cozidos!!!!!!!!!! Já comecei a ficar bem disposto!!! A mamã com a sua paciência lá foi cortando a comida em pedacinhos muito pequeninos (exceto o puré, que provei mas não gostei nada!), e eu aproveitei-me e pedi que me desse acomida pela sua mão e passado um pouco pedi que fosse no seu colinho!!! E não é que a mamã concordou??!!! Que bem que me soube!!!!!!!!!!!!!!!! Que miminho bom que a mãe me deu!!!!!!!!!

Resultado, comi a minha comida toda e ainda fui comer os brócolos da minha mana emprestada pois ela não gosta!!!! E tudo sem me engasgar, sem vomitar e sem tossir!!!!! Boa!!!!ou Bravo, como os Suiços dizem!!!!!!!

 

Entretanto o papá chegou com a comida da mamã, pedi para provar as não gostei muito!!! Até que vi a tigela da sopa, pedi à mamã e comi quase metade da sopa!!!! Esta parte foi pior porque apesar de não me engasgar, alguma sopa saia pela traqueostomia!

 

Depois de jantarmos fomos todos à sala dos pais para estes tomarem café e depois fomos jogar matrecos!!! Que fixe!!!!! No enatnto o joão pestana começou a chegar, mas não deixei o papá ir embora sem me falar novamente da cirurgia que fiz e do que os médicos disseram! A mamã fartava-se de abrir a boca, anda cansadita! E lá lhe disse vamos para a caminha! Não me contive e pedi à mamã para me contar outra vez da cirurgia e do que os médicos disseram, e a mamã com muita paciência voltou a contar e adormecemos a ver o canal dos animais!!!

 

Beijoquinhas,

Dodo docinho (por causa do chocolatinho que como!!!)!!!

publicado por Shakan às 22:41

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De cristina carriço a 19 de Janeiro de 2012 às 15:07
Estamos super contentes por estar tudo a correr bem, continuamos aqui na torcida!!!
Um beijinho enorme !!
Tudo de bom a todos!!
Cristina Carriço (mae Joao Botas)
De Filomena Oliveira a 20 de Janeiro de 2012 às 08:27
Olá,

Diogo, já estava preocupada por não dares notícias, mas aqui estás tu novamente!
Ainda bem que aos poucos, e com o miminho da mamã, tens conseguido ir comendo melhor.
Seu lambareiro, com que então chocolate suiço, pois, é bom não é?
Um grande beijinho para ti, e para os teus pais.
Continuação de rápidas melhoras!

Mena

De Ana Pereira a 20 de Janeiro de 2012 às 23:40
Olá,

As coisa parecem estar a melhorar, esses tipos se conseguem fazer relógios tão bons também conseguem tratar de um menino que é muito maior que um relógio.

Tudo de bom e beijinhos.
Ana
De Mónica a 22 de Janeiro de 2012 às 14:08
És um heroi docinho...continua a tua excelente recuperação e a deixar os medicos estupefactos com as tuas vontades :)))
Beijinhos para os tres. Ah!!!... o Rafa falou- me do postal que escreves-te para os teus amiguinhos, ele estava muito feliz por ti e ficou contente de te lembrares deles todos ***

Comentar post

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pesquisar

 

.Links