.mais sobre mim

.posts recentes

. Home sweet home...

. A recuperação e os amores...

. Uma noite nos Soins Conti...

. Et VOILÁ!!! O dia mais im...

. E as aventuras continuam....

. Continuação de Domingo

. As aventuras e tropelias ...

. E as aventuras começam!!!...

. De volta à terra dos bons...

. Mais um dia passado...

.arquivos

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Janeiro 2012

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quarta-feira, 21 de Março de 2012

E eu continuo a ser... uma caixinha de surpresas!

Olá,

 

Já está. Já tirei a prótese! Tive muito, muito, muito medo até me terem posto a dormir!!! Afinal parece que me tiraram a prótese pelo nariz!?! Conseguem acreditar nisto?

 

Infelizmente não consegui dar a prenda de anos que tinha prometido ao meu papá, mas vamos começar pelas boas notícias. A minha larínge está um espectáculo e as minhas cordas vocais estão (continuam) separadas e a funcionar bem!!!

 

As notícias menos boas são algumas... Primeiro não é possível encerrar a minha traqueostomia (para já) pois na zona da traqueia onde eu tinha a cânula estava tudo inchado, e com uma inflamação terrível, daí eu estar sempre a deitar sangue quando tossia com muita força. Parece que também tinha uma colonização de uns bichos quaisqueres nesse sítio. Para além disto, descobriram o pior... nesta zona da traqueia tenho traqueomalácia (cartilagens da traqueia moles) e a traqueia colapsa quando eu respiro, ou seja, é impossível respirar... Para cima a para baixo desta área está tudo bem, pelo que a solução neste momento foi colocarem-me um tubo em T lá dentro:

 

 

Montgomery T-Tube
 
Este tubo serve para suster as paredes da traqueia impedindo-a de colapsar. Como é um tubo aberto em cima e em baixo vai-me permitir falar sem ter que usar mais nada, desde que aquela tampinha esteja fechada. O tubo mais fininho onde está a tampinha serve para poderem aspirar as secreções e para eu respirar se for necessário.
 
Agora vamos ter que aguardar alguns meses para voltar cá e para ver se a malácia era provocada pela infecção que eu tenho ou se é congénita...
 
Como uma má notícia nunca vem só, parece que a minha epiglote (a "tampinha" que temos a seguir à língua para tapar a entrada da larínge quando engolimos comida) era incompetente e também colapsava, pelo que a coseram à minha língua para ela não cair para dentro da larínge...
 
Pois... eu também pensava que sem a epiglote não se conseguia engolir sem se engasgar, mas pelos vistos é "fácil" aprender a comer sem nos engasgar-mos... apenas requer algum treino que eu ainda não tenho e por conseguinte não me deixam comer nem beber o que eu quero!
 
Com isto fiquei mesmo furioso, pois além de eu querer muito comer e beber do que gosto, estou-me sempre a engasgar com o que me deixam comer (Petit Suisses), cerelac, etc... Ao jantar fiz uma birra de todo o tamanho porque queria comer sopinha e o salmão com batatas cozidas e claro que me saiu alguma sopa e uns pedacinhos de peixe e batata.
 
Com isto tudo, a minha viagem de regresso vai ser antecipada, mas não tanto como eu queria, pois tenho que reaprender a comer antes de ir embora... É verdade, quase que me esquecia... Tenho o tubinho no nariz outra vez para ser alimentado, para o caso de não ser possível comer tudo pela boca tão cedo!!! Estes Suiços são todos tolos!!! Sempre com a mania de enfiarem tubos por tudo o que é lado...
 
Bem, vou descansar para ver se ajudo a minha mamã também a descansar, pois ela está estourada (pois... não lhe tenho feito a vida facil...). O meu papá foi dormir ao Intervalle pois faz anos e merece um descanso extra, mas amanhã vai entrar ao serviço forte e feio!!! Ai isso é que vai!!!
 
Amanhã dou mais notícias!!!
 
Diogo T-Tube Afonso
 
 
 
 
publicado por Shakan às 21:53

link do post | comentar | favorito

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pesquisar

 

.Links